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Confira 10 dicas para vender seu carro de forma rápida na internet


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A internet, cada vez mais, é uma aliada de quem busca comprar e vender algo. Com a grande quantidade



de ofertas, a busca na rede se torna a maior opção, já que é possível filtrar as opções de acordo com o 
próprio interesse sem precisar sair de casa. Segundo pesquisa específicasobre o setor automotivo realizada 
pelo Google, a internet está presente em todas as etapas do processo de pesquisa e decisão do consumidor.

Você sabia?- que a internet é o recurso mais utilizado para pesquisa de informações sobre veículos novos
e usados?

- e que ela ajuda a efetivar dois terços das decisões finais de compras?
- Além disso, 61% do tempo destinado à pesquisa para compra do novo carro é gasto na internet.

- E para efetuar a compra, 70% dos proprietários de automóveis afirmam ter encontrado a loja desejada
 na internet;

Segundo pesquisa específica sobre o setor automotivo divulgada pelo Google, a Internet está presente
em todas as etapas do processo de pesquisa e decisão do consumidor.
estudo do Google aponta que usuários usam a internet para pesquisar antes da compra- 23/12/2013



Sabendo desse enorme potencial, confira a seguir 10 passos importantes para uma 
negociação ágil e de sucesso por meio da internet:






1. Uma imagem vale mais que mil palavras Quem deseja comprar um automóvel gosta de ver cada detalhe 
seja ao vivo ou pela internet. Por isso, invista em imagens bem enquadradas e bem iluminadas, com foco 
na parte dianteira lateral do carro, das laterais, da traseira, do motor, do interior do veículo. Não esqueça  
de mostras os detalhes do acabamento (estofamento, carpetes, acessórios) e o aparato tecnológico 
(conjunto sonoro e de navegação, DVD).



Para mostrar o funcionamento de itens diferenciados como bancos, retrovisores e teto solar elétricos,
vale fazer a gravação de vídeos rápidos. É importante também colocar imagens bem nítidas e em close
das rodas. Para realizar as fotos, escolha um local com boa iluminação, pois no escuro,os detalhes ficam
apagados e até a cor do veículo parece diferente. Além disso, fotos claras sãoesteticamente mais atraentes.

2. LimpezaQuanto mais impecável o carro estiver, melhor. Invista na lavagem completa da lataria e dos
vidros, utilizando produtos adequados. Arremate o serviço com uma cera especial para valorizar o
brilho da pintura. Para as fotos do motor, não esqueça de realizar a limpeza completa e adequada do
local. O objetivo é permitir que o interessado na compra possa observar detalhes que para ele podem ser
importantes.


3. PreçoPara que sua oferta gere interesse nos futuros compradores ela deve estar com preço de acordo
com a média do mercado. Para saber qual é o preço médio do seu carro consulte ferramentas confiáveis
como a tabela Fipe. Vale também analisar as ofertas do modelo disponíveis no mercado para entender qual
é o mínimo e o máximo que seu preço pode chegar. Se seu veículo tiver recebido acessórios e
tecnologia que valorizem o modelo, essa informação deve ser destacada, um dos melhores site para
anunciar seu carro ou seu produto é o... clique aqui.

4. RevisãoPara garantir a segurança e facilitar a vida do futuro dono do carro invista na realização de uma
última revisão do veículo antes de repassá-lo. Isso evita problemas futuros e a retomada de contatos
inoportunos e desgastantes. Leve o carro até uma concessionária e peça a revisão do sistema elétrico,
mecânico, e outros itens importantes como óleo, freios e pneus.


5. Descrição Selecione as informações mais relevantes sobre as condições do carro, incluindo até
mesmo os amassados e riscos. Seja honesto com o futuro comprador. Se você mesmo não pretende
fazer o conserto, indique na descrição a média de valor que poderá custar o reparo. Entre os dados
que vão fazer a diferença na apresentação estão a quilometragem, o tempo de uso do carro, número
de revisões e reparos já realizados.


6. Atenda o telefoneMuitos negócios deixam de ser fechados pela falta de atenção dos vendedores.
Esteja ciente de que enquanto seu veículo estiver anunciado, interessados no carro podem ligar para
você a qualquer momento. Veja-os como verdadeiros clientes, atendendo sempre que possível. Para
evitar aqueles interessados mais ansiosos, que não tem muita certeza de que vão realmente fechar
negócio. Esse movimento exige paciência, pois é muito comum de ocorrer. Aproveite as ligações para
tirar todas as dúvidas do comprador em potencial e evitar de ter que levar o carro ou receber o interessado
sem que ele realmente esteja interessado.

7. Evite surpresas ao compradorFaça o máximo esforço para esclarecer tudo sobre todas as
características do veículo – positivas e negativas – para que em etapas mais avançadas da negociação,
o comprador não seja surpreendido com possíveis arranhões, amassados ou a falta de algum acessório
que havia sido prometido de início. Um único item não anunciado pode colocar tudo a perder, frustrando
o interessado. Se tiver dificuldade de vender um carro por causa de algum defeito, pense sobre a
possibilidade de realizar o conserto previamente, ou oferecer o pagamento de uma parte ou de todo o
reparo. 
8. Negociação Apesar de estar certo do valor que pretende obter com a venda do carro, fique atento às
necessidades e potencial de compra dos interessados. Muitas vezes será preciso alinhar expectativas e ajustar
números de prestações a serem pagas e até mesmo outro veículo na troca. Ao decidir encontrar o futuro
comprador ao vivo, dê preferência por marcar em locais públicos, como estacionamentos de
shoppings e supermercados, a final de contas, você não sabe com quem está lidando. Se conseguir ainda,
vá acompanhado de amigos ou familiares. Para quem não tem tempo de realizar esse tipo de transação,
algumas empresas já disponibilizam o serviço de intermediar a negociação do começo ao fim, levando inclusive
 o carro para apresentação quando você não puder.

9. Documentação É importante estar com a documentação em dia para realizar a transferência do veículo
ao novo dono. O primeiro passo a ser dado por comprador e vendedor é a assinatura de Autorização para
Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que se encontra  no verso do Certificado de Registro
de Veículo (CRV), também conhecido como “DUT” (Documento Único para Transferência). Trata-se
do documento que fica com o primeiro dono do veículo.

Antes da assinatura do CRV, o proprietário deve confirmar se o pagamento combinado foi realizado.
Só então o vendedor preenche os dados do verso do CRV e reconhece a firma em cartório.
Jamais entregue o documento sem preenchimento ao futuro comprador ou outras pessoas envolvidas.

Será necessária também a realização de uma cópia autenticada do CRV pelo antigo dono, para garantir
que futuras notificações (multas, IPVAS) sejam direcionadas ao novo dono. Essa é a garantia de que
o carro não está mais sob seu domínio.

10. Comunique a negociação ao Detran No período de um mês, deve ser realizado o comunicado de
venda do veículo, seguindo o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro. O comunicado se dá por meio
da cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade com a devida data e assinatura e deve
ser enviado ao Detran da região.Isso torna o vendedor isento de responsabilidades civis e criminais pelos
futuros atos do comprador com o carro. 

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